sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vitórias em meio ao sofrimento.


A palavra sofrimento é definida, no dicionário Aurélio, como: Dor física ou moral; padecimento, amargura. / Desgraça, desastre.

Analisando, literalmente, a definição de sofrimento é muito difícil alguém sequer vislumbrar vitórias em meio aos sofrimentos por que passa o ser humano. Como alguém, na ótica humana, pode esperar vitória vinda do sofrimento?

Muitos atletas, subjugando seu corpo físico, sofrem e busca de vitórias nos diversos esportes, mas não há nenhuma garantia de que serão vitoriosos e receberão vitórias.

Na ótica espiritual, a situação é diferente e todo aquele que aceita JESUS como seu Salvador, fazendo a vontade do PAI, esse, certamente, receberá vitórias. Seja qual for a situação, será sempre um vitorioso em JESUS. Aleluia!!!

Como podemos ajudar alguém que se encontra em sérios sofrimentos? A Bíblia, Palavra de DEUS, nos ensina. Nunca devemos julgar, antecipadamente, a situação . Se isso fizermos só iremos atrapalhar mais ainda. E o que devemos fazer? Demonstrar empatia para com aquele que sofre (Rm 12:15). Não podemos tomar atitudes de pessoa que sabe tudo, pelo contrário.

Antes, devemos pedir a DEUS sabedoria para lidar com aquela situação (Tg 1:5). Temos de ouvir aquele que padece de sofrimento (Tg 1:19) e devemos orar por ele, para que DEUS aja conforme a Sua soberana vontade (Fp 4:6,7).

Para que possamos ajudar nosso próximo que sofre, devemos saber como suportar, em nós mesmos, os sofrimentos.

Será correto exigir de DEUS o porquê? Acho que não! O correto é contentar-se ao saber quem está no total controle (Rm 8:28-30). Há pessoas que, no sofrimento, afastam-se de DEUS como se Ele fosse o culpado, mas deveriam reconhecer que Ele, estando conosco, nunca nos abandonará nem desamparará (Hb 13:5). Se orarmos e nos humilharmos ainda mais Ele sempre nos dará vitórias (1Pe 5:6,7).

Não podemos nos impacientar com o Todo Poderoso SENHOR, antes esperar pele Seu perfeito tempo (Sl 31:14,15). Não devemos entregar-nos ao desespero , mas esperar no SENHOR (Sl 27). E nunca buscar resultados com as nossas próprias soluções (Pv 14:12), mas confiar na orientação do SENHOR (Pv 3:5,6). Não há nenhuma ilusão que possa diminuir o sofrimento (macumba, feitiçaria, magia e afins), mas buscando a verdade em DEUS teremos vitórias (Jo 8:32).

Afastar a raiva e a ira é uma boa arma para, nos achegando até DEUS, termos vitória (Tg 1:19,20). E afastando a raiva, não nos entregaremos aos nossos próprios desejos e, com isso, nos mantemos puros diante do SENHOR (1Pe 2:11,12).

A depressão também deve ser expulsa, em nome de JESUS, para que depositemos no SENHOR, e apenas Nele, a nossa total esperança (Jó 13:15).

Amados, no nome poderoso de JESUS, declaro as mais ricas bênçãos da parte de DEUS, o SENHOR, na vida de todos aqueles que aceitaram JESUS como salvador.
Recebam do SENHOR: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30:5b)
A Paz do SENHOR, vitoriosos de DEUS!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Crianças na EBD.


A Paz do SENHOR para todos!

Domingo, dia 18/07, levei meu abençoado netinho (ele é muito lindo e tem 2 anos e meio de idade) à Escola Bíblica Dominical. A turma era de uma faixa etária um pouco maior, mas serviu para meu neto ter um contato com outras crianças da igreja. A Palavra de DEUS nos orienta a respeito das crianças, e foi o que fiz (Pv 22:6).

Foi o seu primeiro contato com a EBD, na classe das crianças. A princípio ele se sentiu um pouco retraído, no meio de pessoas que nunca havia visto antes, mas aos poucos foi se soltando como toda criança o faz.

Aliás, ele é meu neto por “adoção” e entrou na minha vida em maio ou junho de 2008 quando sua mãe, amiga de uma das minhas filhas, precisou deixá-lo em nossa casa numa oportunidade que ela tinha um problema para resolver. E o abençoado foi ficando..., ficando..., e ficou! E agora, por permissão da mãe, ele é meu neto por puro amor. Amo, como sendo meu filho, esse menino.

Pois bem, voltando à Escola Bíblica, lá estava eu e meu neto, juntos na mesma sala. Tive de ficar uns minutos para ele se “enturmar” com a galerinha e aproveitei para observar aquela turma de crianças.

Não havia muitas crianças, mas as que lá estavam eram atentas à aula da professora. O assunto da lição era sobre Jacó e Raquel, os pais de Isaque. E aquela jovem professora falando à turma sobre Jacó, Raquel e José (Gn cap 30), cativava facilmente às crianças. E as crianças participavam muito da aula, fazendo perguntas e respondendo tudo que lhes era perguntado. Criança não tem medo de responder perguntas, como nós os adultos. Criança é diferente. É mais sensível às palavras. Com isso são mais amáveis, mais recíprocas e mais abençoadas.

Depois de observar alguns minutos, lembrei-me daquela passagem bíblica onde os discípulos de JESUS perguntam: SENHOR, quem é maior no Reino dos céus? (Mt 18:1) E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. (Mt 18:2-4)

Fiquei muito feliz por ter o privilégio de levar meu amado e abençoado netinho à Escola Bíblica. Espero poder fazer isso mais vezes, caso ele precise ficar aos domingos em minha casa.

Certamente o SENHOR, que é abençoador, já tem abençoado meu neto e todas as crianças.
No fim da aula, recebi do meu netinho duas folhas onde haviam alguns desenhos por ele pintados. Que maravilha!!!

Foi muito bom e agradável ver meu netinho e outras crianças ouvindo a Palavra de DEUS.
Obrigado SENHOR JESUS, por me abençoar com uma criança tão linda a qual aprendi a amar muito.

JESUS, tú és maravilhoso!!!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

As misericórdias do SENHOR.

Todos os seres humanos são pecadores e, portanto, vítimas das consequências mortais do pecado (Sl 51:5 e Rm 3:23). Fundamentalmente, o pecado rompe a comunhão entre DEUS e o homem.
O perdão de DEUS é o recurso divino para remover o pecado e restaurar a comunhão.

O perdão de DEUS é:
Completo (Sl 103:12; Is 1:18);
É eterno (Is 44:22; Jr 31:34);
Está sempre disponível (Sl 86:5; 1Jo 1:9).

Diversos termos são usados para descrever esse processo, como limpar, purificar, remir e lavar (Sl 51:4-9; Is 1:16; 43:25; Jr 33:8). Aqueles que não buscam o perdão de DEUS estão sujeitos a ser “apagados“ do Livro da Vida (Sl69:28; Ap 3:5).

Embora as funções sacerdotais relacionadas ao perdão estejam registradas na Bíblia (Lv 4:26), o perdão é essencialmente concedido apenas por DEUS. Os sacrifícios são um meio de obter perdão por erros irrefletidos (Nm 15:22-29), mas não cobrem a desobediência ostensiva a DEUS (Nm 15:31,31; Mc 3:29). Todos os rituais relacionados ao perdão, na Bíblia, devem ser seguidos de contrição e de compaixão e de confissão (Lv 5:5,6; 16:21; Nm 5:6,7). No entanto, rituais e sacrifícios, apenas, não trazem perdão. Nós precisamos nos humilhar, reconhecer nossos erros e decidir nos afastar do pecado (1Rs 21:27-29; Is 1:16,17). Quando fazemos isso, DEUS dá a cada um de nós um coração e uma alma novos, desejosos e capacitados para guardar seus estatutos (Ez 36:24-27).

Os perdoados cessam de fazer o mal (Sl 15; 24:3-5), passam a fazer o bem (Is 1:17; Jr 7:3), inclinam o coração para o SENHOR (Js 24:23), afastam-se do pecado e voltam-se para a justiça. Isso é arrependimento e quando nos arrependemos, DEUS perdoa (Nm 14:18-20; 2Cr 7:14; Is 55:7; 1Jo 1:9).

DEUS perdoa o pecado (Mq 7:18), remove-o completamente (Sl 103:12) e não se lembra mais dele (Sl 25:7). A morte de JESUS na cruz provê redenção a todos os que aceitarem o que Ele fez em favor deles na cruz (Ef 1:7,8; Cl 1:14).

Meditem nas misericórdias de DEUS e fiquem na Paz do SENHOR JESUS, o fiel.

Fonte: Bíblia da Mulher

domingo, 11 de julho de 2010

Lágrimas...


As pessoas choram por inúmeros motivos. As lágrimas sempre estiveram intimamente ligadas ao coração humano e podem expressar emoções tão antagônicas como de alegria e pesar.

No AT, as lágrimas eram, muitas vezes, uma expressão de remorso (Lm 2:18-19).
A rainha Ester chorou com a alma atribulada por causa da situação do seu povo (Et8:3).
Ana derramou lágrimas que brotaram de um coração angustiado e de uma alma amargurada (1Sam 1:8-10).
Marta e Maria choraram a perda do irmão, Lázaro (Jo 11:31).
A mulher pecadora aos pés de JESUS derramou lágrimas, não de remorso, nem de ansiedade ou pesar, mas de humildade, como uma resposta de gratidão pela misericórdia e amor de DEUS para com ela (Lc 7:38-50).

Todos nós enfrentaremos situações na vida que nos levarão às lágrimas. Nesses momentos, depressa devemos nos apegar à promessa de que virá o dia em que DEUS "enxugará dos olhos toda a lágrima e não haverá mais luto nem pranto" (Ap 7:17; 21:4).

Até então que nossas lágrimas sejam apenas de arrrependimento, de adoração, de gratidão e de alegria.

Aleluia!!!

***Fonte de pesquisas: A Bíblia da Mulher.***