sexta-feira, 13 de julho de 2012

Adúlteros: Um significado mais abrangente.


“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.“ (Jr 2:13)

Quando ouvimos uma pessoa falar a palavra adultério, logo vem à mente que a esposa traiu o esposo, ou o esposo traiu a esposa. É natural que se pense logo numa traição conjugal que, praticada por um dos cônjuges, foi descoberta causando, assim, grandes transtornos e vergonhas para uma família inteira. A Bíblia fala algo a respeito em João 8:3-4 – “E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando”.

A bíblia ainda fala, quando se trata de adultério entre cônjuges: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” (Hb 13:4)

O rei Davi, quando passeava no terraço da casa real ao invés de estar na frente de batalha, cometeu adultério com a mulher de Urias, Bate-Seba (2 Sm 11:1-5). E depois de concluir o ato do adultério, ainda mandou matar a Urias. Simplesmente, escreveu uma carta para Joabe e a mandou pelas mãos do próprio Urias. Dizia a carta: “Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.” (2 Sm 11:15)

Esse pecado de Davi não ficou impune diante de DEUS que, usando o profeta Natã, diz ao rei que a espada jamais se apartaria da sua casa. E como o rei se arrependeu, não morreria (2 Sm 12:1-13). Davi, porém, nunca adulterou contra o SENHOR seguindo a outros deuses.

Mas adultério, biblicamente, não se restringe apenas e tão somente ao ato de traição conjugal. Aliás, essa prática é muito usada pelo mundo, mas que não deve ser praticado pelos servos do SENHOR. A palavra adultério para DEUS tem um sentido muito mais abrangente e que envolve os pecados do seu povo. Aquele que abandona DEUS e segue outros deuses, amando mais o mundo que ao SENHOR, também são considerados adúlteros (Tg 4:4).

A amizade do mundo é adultério espiritual, isto é, infidelidade a DEUS e ao compromisso de dedicação a Ele. Acatar e aceitar os pecados e os valores prazerosos malignos do mundo é adultério perante o Todo Poderoso DEUS.

DEUS, usando o profeta Jeremias, aponta o pecado de adultério do seu povo contra o SENHOR: “Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o SENHOR.” (Jr 3:20)

Ainda diz em Isaias: “Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra.” (Is 54:5)

A verdadeira Igreja do SENHOR jamais se contaminará com outros deuses, mas há aqueles que dentro de uma igreja visível estão indo após outros deuses e, com isso, cometendo adultério contra o SENHOR e recebendo em si a condenação. Os adúlteros não herdarão o Reino de DEUS: “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” (Ap 21:8)

A Igreja de JESUS, comprada por alto preço, deve prosseguir no caminho traçado pelo SENHOR. Um caminho de Luz, proclamando para tantos quanto possa a poderosa Palavra de DEUS. Palavra que cura, liberta, salva e justifica o pecador arrependido diante de DEUS.

Amados, permaneçam fiéis ao SENHOR até o fim, não se deixem contaminar com a amizade do mundo, e recebereis a coroa da vida. (Ap 2:10)

“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Ap 22:17)

A paz do SENHOR JESUS para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário