terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Adoção.


"No processo de adoção, um indivíduo (quer ele seja parente ou não) assume as responsabilidades de cuidar do filho de outra pessoa, como Mardoqueu (ou Mordecai) adotou sua jovem parente Ester depois da morte dos pais da menina.
Ao adotar JESUS, José reconheceu-o como seu próprio filho aos olhos de DEUS e dos homens. Com isso, JESUS recebeu todos os direitos de herança traçados da linhagem de José até Ele (Mt 1:1-25), o que lhe conferiu direito legal de reivindicar pertencer à linhagem de Davi.
Espiritualmente, somos filhos de DEUS por adoção, assim como JESUS era filho de José por adoção. Esse processo de adoção dá àquele que é adotado plena posição e direitos dentro da família (Rm 8:15-17). Esse processo é um meio divinamente autorizado, abençoado por DEUS e com implicações legais para acrescentar mais um membro à família e passar adiante a herança familiar (Gl 4:5 e Ef 1:5).
Apesar de a Bíblia não relatar explicitamente como foi o processo legal nem os direitos e responsabilidades exigidos para a adoção, podem ser encontrados exemplos no AT (a adoção de Ester por Mardoqueu , Et 2:15 *** Moisés, pela filha de Faraó, Ex 2:10), além do uso do tema da adoção para exemplificar o relacionamento de DEUS com o seu povo, Israel (Dt 14:2). No NT, a adoção descreve o relacionamento do crente com o SENHOR ( Gl 4:3-7 e Ef 1:1-16).
Quando uma pessoa aceita JESUS como Salvador, o Espírito Santo completa um processo de adoção em favor dela. Essa pessoa torna-se filha de DEUS, e Ele, seu Abba ( do aramaico "papai"). Como filhos adotivos de DEUS, iremos herdar um lar perfeito com Ele e, enquanto isso, temos acesso imediato a Ele para buscar consolo, orientação e provisão. Ele nos adotou com prazer e jamais revogará nossa adoção, se permanecermos Nele até o fim."

= Fonte: Bíblia da Mulher, p630 =

Um comentário:

  1. Ola Pb Sidney!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir